O lance condicional é uma excelente opção para você fazer um bom negócio em leilões. Entenda

Os lances condicionais podem não ser tão famosos para quem não está acostumado ao mundo dos leilões. Mas eles são uma realidade que provam que o leilão não é uma modalidade de negócios tão engessada como muitas pessoas ainda pensam.

Quando um bem vai à leilão, seja ele um automóvel ou um imóvel, há o valor de avaliação, ou o valor mínimo estipulado para a venda. Isso acontece para que não haja desvalorização excessiva e o montante arrecadado satisfaça as necessidades do credor. Resumindo, se não houver nenhum lance igual ou acima do valor de avaliação, o leilão é encerrado sem venda. E é aí que entra o lance condicional.

O lance condicional

Ao contrário do que muita gente pensa, o “lance condicional” não está necessariamente atrelado a valores, apesar de ser também usado para baixar o valor da praça de um bem que não recebeu o lance mínimo. No entanto, o lance condicional deve ser entendido como a proposta feita pelo interessado que “leva condições” ao juiz para que determinado bem seja arrematado. Esta condição pode ser, além do valor, uma documentação ou um tipo de posse. Por exemplo, um comprador interessado em adquirir uma fazenda que tem contrato de arrendamento, encaminha a seguinte proposta ao juiz: “Aceito pagar o valor de avaliação, desde que eu não precise arcar despesas de eventuais contratos de arrendamento que incidam sobre o imóvel.”

Este é um exemplo de lance condicional. O leiloeiro então encaminha a proposta ao juiz para análise e uma possível aprovação. Cabe ao juiz aceitar, refutar ou pedir que as partes se manifestem.  

A proposta condicional se mostra tão interessante porque é uma forma de se pagar mais barato por um bem que vai a leilão. As razões variam: o arrematante pode considerar, por exemplo, que o imóvel está em más condições e não concordar com o valor da avaliação. Assim, o juiz vai avaliar a proposta levando em consideração o valor inferior ao que está na praça.

Não chega a ser uma regra, mas há grandes chances de venda através de um lance condicional. E, caso isso aconteça, tudo segue normalmente: o comprador recebe as instruções quanto à forma de pagamento e o cumpre dentro do prazo estabelecido. Caso o lance condicional não seja aceito pelo juiz, o interessado também recebe o feedback através do leiloeiro.

Mas calma, o lance condicional só é válido depois do encerramento definitivo do leilão. Em outras palavras, após o fim da segunda praça. Ele não teria valor no final da primeira praça, porque, teoricamente, o leilão ainda está em vigência e, portanto, haveria tempo para novos lances.

Dando um lance condicional

A recomendação da LUT é que você dê entrada com a proposta de lance condicional logo após o término do leilão (em segunda praça). Mesmo que não exista um prazo mínimo estabelecido para isso, o ideal é que você mostre interesse entre as primeiras 48 horas após o término do leilão. Pense também que você pode não ser o único interessado naquele bem. 

Vantagem do lance condicional

Os lances condicionais provam que leilões são bons lugares de negociação. Às vezes, o interessado em determinado bem não tem à disposição o valor mínimo necessário para adquiri-lo, mas, mesmo assim, sua proposta é analisada e talvez aceita pelo juiz.

Algumas regras a se levar em conta

Sua proposta deverá conter condições razoáveis. De preferência, com pouco deságio em relação ao valor mínimo. E, obrigatoriamente, é importante também que seja respeitado o “preço vil” (quando o lance é muito baixo, com 50% ou mais de desconto em relação ao valor da avaliação).

Envie o seu lance condicional à LUT

Caso esteja interessado em algum bem que não tenha alcançado o lance mínimo em segunda praça, a primeira recomendação é entrar em contato com a equipe de atendimento de vendas da LUT pelo e-mail contato@lut.com.br. Pronto, agora você já está em nosso radar, com chances de arrematar o bem através de uma proposta condicional.

Para dúvidas e informações, entre em contato com a LUT pelo e-mail contato@lut.com.br ou pelo telefone (11) 3047-9800.

Confira as oportunidades da Lut Gestora de Leilões.