Saiba por que, durante a crise, leilões de imóveis seguem na contramão do mercado imobiliário tradicional

Uma recente pesquisa feita pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) revelou que 45% das pessoas que pretendiam comprar um imóvel no início deste ano desistiram da por conta da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, as negociações em leilões seguem na contramão da atual crise mundial: segundo pesquisa recente, as vendas de imóveis concretizadas no primeiro trimestre de 2020 subiram cerca de 16% em relação ao mesmo período de 2019.

O levantamento foi publicado no fim de maio de 2020 pelo jornal Gazeta de S. Paulo, e ainda destacou um aumento de 33% das ofertas de imóveis em leilões online.

É um dado ao mesmo tempo revelador e otimista, mas que na verdade faz todo o sentido: em um momento em que a palavra de ordem é “cautela”, principalmente no mundo dos investimentos, os leilões novamente provam ser um terreno seguro e fértil aos bons negócios – e primeiramente em razão dos preços.

>> Na atual crise, investir em imóveis ainda é um ótimo negócio

Leilão: os melhores preços

Naturalmente, leilões judiciais são um mercado pautado por excelentes descontos – entre 40% até incríveis 90%, como chega a acontecer em leilões da Lut. E se os preços costumam ser bem abaixo dos valores de mercado, em uma crise eles tendem a cair ainda mais. É um cenário que abre uma oportunidade incrível a investidores e pessoas comuns, que estão apenas em busca da casa própria.

Leilão: a opção mais procurada

Se por um lado a procura por imóveis aumentou na Região Metropolitana de São Paulo, as vendas tradicionais através de imobiliárias não acompanharam este crescimento. Segundo outra pesquisa realizada também em maio pelo Sindicato da Habitação Secovi-SP, enquanto o interesse por imóveis à venda aumentou durante este mesmo mês, o fechamento de contratos por imobiliárias sofreu retração de 41%.  

Portanto, ao mesmo tempo em que crises geram dúvidas e inseguranças, também, de alguma forma, parecem motivar as pessoas a descobrir algo novo. E investir em imóveis tem se mostrado uma prática cada vez mais procurada, à medida que as pessoas descobrem excelentes ofertas em leilões.  

Confira as oportunidades da Lut Gestora de Leilões.