Um terreno é meio caminho andado para a “casa dos sonhos”

Você provavelmente já sabe que aplicar dinheiro em imóveis é um investimento de longo prazo. Mas isso não explica tudo, afinal, há diversos fatores a serem levados em conta. Por exemplo, será que existe alguma vantagem em comprar um terreno ao invés de um apartamento (ou qualquer outro imóvel que já tenha uma área construída) com um preço compatível?

A resposta é “sim”! Você pode – e deve – aproveitar os benefícios de um leilão para encontrar o seu terreno dos sonhos. Apesar de um terreno ser um ativo que normalmente não gera renda – ao contrário de uma casa ou apartamento, em que o proprietário fatura com o aluguel –, há boas razões para você pensar em adquirir um pedaço de terra.

Com um pouco de planejamento e foco, um terreno pode significar sair do aluguel e se transformar no seu próximo endereço, aquela casa própria com qual você sempre sonhou. Veja a seguir algumas vantagens de se investir em um terreno.

> Ter uma casa com a sua cara

Quando procuramos uma casa ou um apartamento para comprar e morar, geralmente listamos os prós e contras. E os custos com a reforma de um imóvel já construído costumam ser bem altos. Ao construir a própria casa, no entanto, você tem a chance de definir tudo: número de cômodos, tamanho dos ambientes, quarto de hóspedes, quantidade de banheiros… Portanto, neste quesito só há benefícios.

> Agrega valor

O mercado imobiliário ainda é valorizado e, para cada metro construído, você estará agregando valor ao seu bem. No futuro, caso você decida vendê-lo, vai reaver um valor muito mais alto do que todo o dinheiro investido. 

> A escolha do lugar

Se em capitais como São Paulo é bem difícil encontrar um terreno à venda, em cidades em pleno desenvolvimento, como Mogi Mirim, Bragança Paulista e Atibaia, todas no interior paulista, lotes à venda são frequentes. Nesses lugares, há boas oportunidades em bairros novos, onde o preço dos imóveis é bastante atraente. Além disso, a evasão urbana tem sido uma tendência: cada vez mais as pessoas estão em busca de um estilo de vida mais simples e tranquilo, afastado dos centros urbanos.

> Leva em conta um projeto sustentável


Você deve saber que ter um terreno para construir significa uma oportunidade de levar em conta as melhores e mais modernas práticas. Uma casa que possui orientação correta em relação ao sol e aos ventos, por exemplo, terá uma condição térmica bem superior, oferecendo mais conforto em todas as épocas do ano. Além disso, você pode definir “soluções verdes”, como um sistema de captação de água da chuva, compostagem, tratamento de esgoto para reaproveitar a água e, dependendo do tamanho, estabelecer áreas para hortas e bosques. Isso tudo é uma tendência: segundo pesquisa feita pela ONG norte-americana Global Wellness, 81% das pessoas entre 20 e 39 anos (que geralmente estão adquirindo o seu primeiro imóvel) se mostram dispostas a pagar um pouco mais por uma “casa saudável”.

Portanto, um terreno pode ser a chance de você economizar num primeiro momento e ainda garantir boa rentabilidade no futuro. Acesse lut.com.br e encontre o terreno perfeito para os seus planos.     

Confira as oportunidades da Lut Gestora de Leilões.