Fique atento! Crimes cibernéticos estão mais ativos do que nunca. Mas damos as dicas para você não cair no golpe dos falsos leilões

Com a quarentena que foi adotada para frear a disseminação do novo coronavírus, o número de golpes pela internet se alastrou de forma exponencial – no mundo inteiro e, principalmente, no Brasil. Segundo levantamentos de duas empresas de segurança digital, o Brasil é hoje o segundo país que mais sofre ciberataques no mundo, atrás apenas da Rússia. Desde março, foram mais de 18 milhões de investidas criminosas por aqui!

Todos nós estamos usando mais a internet para fazer tudo, inclusive para participar de leilões online. Nada mais justo, já que em um leilão você tem a certeza de fazer o melhor negócio. Bens como automóveis e imóveis costumam ter mais de 40% de deságio.

>> Como participar de um leilão online de veículos

Mas fique ligado para não cair em um golpe: pessoas mal-intencionadas estão agindo virtualmente e fazendo vítimas no país inteiro. Há sites de marcas renomadas e confiáveis sendo clonados, assim como empresas falsas sendo criadas e usadas como isca atrair compradores. É preciso ficar atento! Por isso, listamos a seguir algumas dicas para você não cair no golpe dos falsos leilões.

Verifique o endereço do site

Na verdade, leilões e sites falsos são desdobramentos de outros crimes virtuais, como anúncios e páginas falsas. Dessa forma, é essencial verificar o endereço dos sites que você utiliza para realizar compras e participar de leilões virtuais. Dica: em sua grande maioria, sites falsos utilizam as extensões “.com” e “.org”. Acontece que a maioria dos sites verdadeiros de leilões terminam com “.com.br” ou “lel.br”.

Leiloeiro responsável

Toda empresa gestora de leilões deve ter um leiloeiro responsável para realizar leilões. O nosso é o Cezar Augusto Badolato Silva – Matrícula: 602 (Endereço: Rua do Rocio, 291 – Vila Olímpia – São Paulo – SP).

Como se informar sobre o leiloeiro

O leiloeiro é sempre pessoa física, e está cadastrado na Junta Comercial do Estado em que atua. No site da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) há a relação completa dos leiloeiros atuantes. O endereço e os contatos do leiloeiro também ficam sempre disponíveis para consulta.

Leia o edital

Procure pelo edital do bem de seu interesse no site do leiloeiro: sites falsos até possuem algumas “descrições” e “informações” sobre o bem, mas não têm editais.

Desconfie de ofertas muito tentadoras

Em leilões, o deságio dos bens costuma ser um belo atrativo de compra. Mas desconfie de descontos muito fora da realidade. Golpistas utilizam isso como chamariz para atrair mais vítimas.

>> Quer pagar abaixo do lance mínimo? Conheça o “lance condicional”

Pagamento

Na Lut, o pagamento funciona da seguinte forma: para o pagamento da comissão do leiloeiro (5% do valor do bem arrematado), é emitido um boleto em nome da Lut (pessoa jurídica). Porém, o pagamento do bem é efetivado através de uma guia de depósito judicial, ou seja, um depósito em juízo. Por lei, a empresa leiloeira não pode receber o valor dos bens arrematados – ganha apenas a comissão. O restante é pago diretamente na justiça, como foi mencionado.

Falsos selos

Não acredite piamente em selos, pois eles estão sendo colocados em sites falsos apenas para forjar autenticidade. Esses sites de leilões falsos costumam fraudar o logo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo de sites realmente seguros.

Fotos

Geralmente sites maliciosos capricham nas fotos dos bens à leilão, colocando inclusive marcas d’água com o nome da empresa para tentar ludibriar o comprador e passar uma imagem de empresa segura. Mas nem sempre um bem que vai à leilão possui fotos no site de leiloeiros verdadeiros. Portanto, ter o edital disponível é o que mais importa.  

Escolha a Lut

A LUT Gestora de Leilões atua no mercado de leilões online desde 2009, e é uma das pioneiras na habilitação de leilões judiciais junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) – a Lut também é homologada pelo TRT2. Somos uma empresa com pleno conhecimento e capacidade para realizar leilões de qualquer porte.

Acesse o nosso site e conheça as oportunidades que a Lut tem para você. 

(Fontes: PSafe; Jucesp; Leilão Seguro)

Confira as oportunidades da Lut Gestora de Leilões.